AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, maio 25, 2018

Café: Brasil sediará Campeonatos Mundiais de Barismo em novembro


Brasil sediará Campeonatos Mundiais de Barismo em novembro

Baristas de mais de 40 países virão a Belo Horizonte em busca do título de campeão mundial de 'Coffee in Good Spirits', 'Latte Art', 'Brewers Cup, e 'Cup Tasters'


O maior país cafeeiro do mundo será palco das principais competições internacionais de barismo do planeta. De 7 a 9 de novembro de 2018, o Brasil sediará, pela primeira vez, quatro modalidades dos Campeonatos Mundiais de Barismo, dentro da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Essa conquista é resultado dos trabalhos da organização do evento e integra as ações do projeto "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Centenas de competidores, de mais de 40 países, virão à capital mineira representar sua nação na "copa do mundo" de preparo e prova da bebida. Os quatro campeonatos atendem a diversas maneiras de fazer café: "World Latte Art Championship" é o desenho no café com leite; o "World Coffee in Good Spirits Championship" é o preparo do café com drinques alcoólicos e outros ingredientes que harmonizam com a bebida quente ou fria; o "World Brewers Cup" é a avaliação da performance do barista ao preparar café em método filtrado; e o "World Cup Tasters Championship" é destinado a provadores de café.

Os Campeonatos Mundiais de Barismo são organizados pela World Coffee Events (WCE), empresa que responde à Specialty Coffee Association (SCA), a Associação de Cafés Especiais mais relevante do mundo. O objetivo das competições é agregar a comunidade internacional apaixonada pelo café e mostrar como o mercado tem profissionais diferenciados no preparo da bebida mais querida no planeta.

"A realização dos campeonatos mundiais no Brasil é mais do que uma conquista, é uma honra! Estamos de braços abertos para receber as centenas de baristas e visitantes internacionais, disponibilizando uma estrutura fantástica para que os profissionais possam dedicar sua atenção total nas competições, assim como os visitantes possam conhecer o que há de melhor no mundo cafeeiro", comenta Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

O diretor da Café Editora – uma das realizadoras da SIC –, Caio Fontes, entende que a vinda dos mundiais para o País é fruto de uma combinação de diversos fatores presentes na Semana Internacional do Café. "Conexão entre todos os elos do setor, diversidade de públicos nacionais e internacionais, amadurecimento do mercado interno e relevância no incentivo a novos negócios de café especial. Para nós, é uma grande oportunidade", revela.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial é desenvolvido em parceria por BSCA e Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 a este mês de 2018, tendo como mercados-alvo: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
A SIC é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa) e da Codemig. De 7 a 9 de novembro, reunirá, no Expominas, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias, serão realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Em 2018, receberá os mundiais de barista "World Coffee in Good Spirits Championship", "World Latte Art Championship", "World Brewers Cup" e "World Cup Tasters Championship", organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Comunicação
Paulo André C. Kawasaki
(61) 98114-6632 / ascom@bsca.com.br
BSCA - Brazil Specialty Coffee Association
Telefones: (35) 3212-4705 / 3212-6302
E-mail: ascom@bsca.com.br


Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog