AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, março 12, 2015

Alface é a folhosa mais consumida no Brasil


 
Visando ampliar ainda mais este mercado, empresas sementeiras têm investido cada vez mais no desenvolvimento de novas variedades da hortaliça

 
Crespa, Americana, Lisa, Mimosa, Roxa, Romana e Mini são os tipos de alface que estão disponíveis no mercado nacional para consumo. A hortaliça, que é uma das mais apreciadas pelos brasileiros, vem ganhando, ano após ano, investimentos de empresas sementeiras e de grupos de pesquisa, visando a obtenção de novas variedades para atender um mercado que só cresce no País.

Atualmente, a alface se destaca por ser a folhosa mais consumida no Brasil e a 3ª hortaliça em maior volume de produção, perdendo apenas para a melancia e o tomate, segundo a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM). De acordo com a entidade,a alface movimenta anualmente, em média, um montante de R$ 8 bilhões apenas no varejo, com uma produção de mais de 1,5 milhão de toneladas ao ano.

Mercado

De olho neste mercado, as empresas sementeiras priorizam a criação e o desenvolvimento de variedades cada vez mais diferenciadas, com as características mais apreciadas pelo consumidor.

Segundo o presidente da ABCSEM, Steven Udsen, as empresas de sementes têm acompanhado estas demandas do mercado, buscando variedades que atendam as preferências da população, a fim de ampliar o consumo, bem como o lucro do produtor rural. “Um dos principais focos do nosso setor é incentivar ainda mais o consumo das hortaliças, como a alface, por meio da disponibilização de produtos com os atrativos almejados pelo consumidor”, garante.


Características mais apreciadas atualmente
 
- Crocância
- Tamanho reduzido
- Sabor agradável
- Cores e formatos de folhas variadas
- Maior durabilidade

Tendência

O principal segmento em termos de consumo é o da alface crespa (mais de 50% do total). No entanto, existe a tendência de diferenciação da cultivar, com a oferta de produtos para atender as diversas demandas e preferências dos consumidores. Neste novo cenário de mercado destacam-se: o segmento da alface “Americana”, que são crocantes e bastante usadas no “Food Service”; o segmento “Mimosa”, com sabor agradável, diferentes formatos de folha e cores variadas; e o segmento “Mini”, com folhas pequenas e numerosas.

Plantio

As empresas de sementes também trabalham no desenvolvimento de novas variedades que se adaptem aos mais diferentes tipos de solo, clima e também ao cultivo hidropônico, para proporcionar um melhor custo benefício ao agricultor, em termos de resistência a doenças e maior produtividade, gerando mais rentabilidade e movimentando ainda mais o setor. Atualmente, a produção de alface no Brasil se concentra nas regiões Sudeste e Sul, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Propriedades nutricionais
 
  • Média de 17 calorias por 100 gramas
  • Grande quantidade de água (entre 90% a 95% do seu peso)
  • Rica em vitaminas, sais minerais e fibras (tais como A, E, C, B1, B2 e B3, além de cálcio, magnésio, potássio e sódio.)
  • Proporciona sensação de saciedade
  • Regula o intestino
  • Sedativo natural (principalmente o talo)
  • Fortalece as vias respiratórias
  • Previne a anemia
  • Ajuda a combater resfriados
  • Regula níveis de açúcar e colesterol no organismo
  • Combate os radicais livres

Dicas para higienizar a alface

Lave bem cada folha em água corrente, depois deixe de molho na água com uma solução para higienização de hortaliças (encontrada em supermercados) ou com vinagre (menor eficácia) por 30 minutos. Após esta etapa, seque bem as folhas e guarde na parte inferior da geladeira em sacos ou potes plásticos fechados. A validade pode chegar até uma semana.


 
Informações para a imprensa:

Isabella Monteiro
(19) 3304-6622 | 9 7410-1620 

Daniela Mattiaso 
(19) 3304-4833 | 8291-9444

MyPress & Co. – Comunicação Corporativa

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog