AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, novembro 19, 2014

EMBRAPA: Representantes do GTPS e de empresas internacionais conhecem BPA



Antes de participarem da “Conferência Global Sobre Carne Sustentável”, promovida pela Global Roundtable for Sustainable Beef (GRSB), com apoio do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), de 2 e 5 de novembro, em São Paulo, representantes do GTPS e de outras instituições, além do presidente do GRSB, Cameron Bruett, estiveram em Mato Grosso do Sul, onde a programação da visita incluiu conhecer um pouco mais sobre o Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) – Bovino de Corte, da Embrapa.

Durante visita à Agropecuária União - uma das oito fazendas que implantaram o BPA com apoio do GTPS - em Dois Irmãos do Buriti (90 km de Campo Grande), o grupo conheceu todo o trabalho realizado pelo proprietário, Sergio Barbosa, para a habilitação da propriedade no BPA, com o apoio da Novilho Precoce MS. “É um programa que propicia uma gestão mais eficiente da propriedade, além de diminuir os riscos em questões trabalhistas e ambientais”, disse Sergio lembrando que “os produtores precisam de mais apoio na área de financiamento, por parte dos bancos, e também de assistência técnica e extensão rural do governo”.

O projeto da Novilho Precoce MS de implantação do BPA em oito fazendas de MS, no período de abril de 2013 a setembro de 2015, é parte de um programa do GTPS, o “Pecuária Sustentável na Prática”, que apoia 7 projetos em 5 estados no Brasil. “O nosso objetivo é apoiar a aplicação de boas práticas em diferentes regiões, trocar experiências entre essas regiões e aprender com esses projetos para a construção do nosso guia de pecuária sustentável, que será lançado em 2015. Trouxemos para esta visita o presidente da mesa redonda do GRSB [Cameron Bruett] para conhecer os projetos e ter a oportunidade de contar nossas boas histórias de sucesso fora do Brasil”, contou a coordenadora executiva do GTPS, Sheila Guebara.

Cameron Bruett, que é diretor de Sustentabilidade da JBS, em Colorado (EUA), acrescentou que, segundo o que viu, a produção de carne em Mato Grosso do Sul é inovadora, responsável quanto a questões ambientais e de bem-estar animal, além de comprometida com a qualidade do produto. Segundo ele, independente do sistema de produção adotado pelo pecuarista, ele pode se aperfeiçoar, se tornar mais sustentável e lucrativo visando aos produtos superiores desejados pelos consumidores. Ele disse que viu muitos bons exemplos assim em Mato Grosso do Sul.

Para o gestor do BPA, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Ezequiel do Valle, a visita do grupo para conhecer os resultados do BPA aumenta a expectativa para que, cada vez mais, o Programa seja fortalecido. “Além disso, a vinda dele é importante para Mato Grosso do Sul e o Brasil, pois esse grupo leva essas informações para fora do país mostrando que vêm sendo implementados protocolos de controle de qualidade, que visam tornar as propriedades rurais mais produtivas e rentáveis, além de assegurar o fornecimento de alimentos seguros provenientes de sistemas de produção sustentáveis”, destacou.

A visita também contou com a participação do diretor global da área de sustentabilidade de produtos bovinos da Merck (EUA), Mitch Johnson, e da consultora da Presidência da Caixa Econômica Federal, Eliane de Souza, pois o banco está abrindo uma nova linha de crédito rural.




Recursos
De acordo com o gerente de Projetos do Proforest, Marcelo Posonski, o governo da Holanda tem um programa de apoio financeiro a pecuaristas, de várias partes do mundo, em questões ligadas à sustentabilidade. No Brasil e na América do Sul, o fundo é administrado por uma organização que seleciona projetos a serem beneficiados com os recursos financeiros. “A proposta para captar recursos para as oito fazendas de Mato Grosso do Sul foi elaborada pelo Proforest e o GTPS”, finalizou Marcelo.



Texto: Kadijah Suleiman
Jornalista, MTb RJ 22729JP
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Gado de Corte
Campo Grande/MS
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog