AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

domingo, março 16, 2014

Embrapa - Parceiros incrementam Dinapec nas apresentações de tecnologias para pecuária leiteira

Parceiros incrementam Dinapec nas apresentações de tecnologias para pecuária leiteira

É investindo em parcerias que a Dinâmica Agropecuária - Dinapec, evento anual da Embrapa, que visa transferir as principais tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, se fortalece a cada ano o que pode ser constatado com o aumento de visitantes e produtores interessados em conhecer as novas tecnologias do campo. Essa confirmação é do zootecnista e difusor da Empresa, Haroldo Pires de Queiroz, responsável pela organização dos grupos participantes dos roteiros tecnológicos.

Na tenda do leite que reúne quatro Unidades da Embrapa e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), os especialistas abordam sistemas de produção, ordenha manual, opções de alimentação para o gado produzir o ano inteiro, silagem, entre outros assuntos relacionados. E não é somente a apresentação técnica, há também uma demonstração prática de como fazer uma ordenha manual, o que interessa, principalmente, aos pequenos produtores. Eder dos Reis, da Embrapa Gado de Leite, ensina como fazer uma ordenha higiênica e até como montar o equipamento. Ele trouxe o Kit Embrapa de Ordenha Manual e explica que a montagem se dá com objetos que podem ser adquiridos no comércio local, como: corda, balde, cloro, papel toalha e caneca de fundo escuro. O uso do Kit permite à indústria e ao consumidor final acesso a um alimento mais saudável, higiênico e seguro.

A Agraer que presta assistência técnica aos produtores rurais do Estado tem um compromisso com o agricultor familiar, cuja produção de leite é a sua principal fonte de renda, explica Nino Rodrigo Lima. “Discutimos com os produtores os problemas do setor e orientamos como planejar o negócio, sair do extrativismo, como escolher o melhor sistema de produção de leite para suas condições e, especialmente, como utilizar as alternativas”. O técnico Nino explica que o sistema leiteiro depende de um triângulo e que todos os lados tem que ser iguais. Esses lados seriam o manejo, a genética e o ambiente.

De forma simples e objetiva, ele esclarece aos produtores que uma boa produção leiteira é aquela que paga o custo de produção, as vacas produzem o ano inteiro e nada de interrupção na seca. Para isso acontecer o “triângulo” tem que estar ajustado e o produtor adotar um sistema de produção adequado à sua propriedade. Um dos desafios da Agraer é fazer com que os pequenos produtores apresentem um salto na produção, passando de, por exemplo, 5 litros/leite/dia - índice considerado muito baixo - para 15 litros/leite/dia. Isso já é um grande salto quando o ótimo seria 30 litros/leite/dia.

O espaço do leite na Dinapec aborda a alimentação – produção de grãos, pasto, silagem e produção de feno com leucena, guandu, moringa, bocaiuva e parte aérea de mandioca. Esse último, trabalho da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), é uma prática simples e de baixo custo, adaptada às condições da agricultura familiar.

Parcerias 2014 - Participam desta 9ª edição da Dinapec, 14 Unidades da Embrapa mais o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Famasul/Senar-MS), a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), o Banco do Brasil, a Produção Rural Consultoria, a Serrana Fertilizantes, a Tortuga - Cia Zootécnica Agrária, a BMF Bovespa e a WWF Brasil. Cada parceiro trouxe uma contribuição, uma nova informação, uma nova tecnologia, uma demonstração diferente, o que tem despertado a atenção da imprensa e do público alvo, que são os produtores rurais.

Na Dinapec estão sendo demonstradas tecnologias para aumentar a produção de carne e leite, o que inclui a apresentação de novas cultivares de pastagens como BRS Paiaguás e BRS Zuri; técnicas de nutrição, reprodução e sanidade do rebanho; Boas Práticas Agropecuárias (BPA) – bovinos de corte; e ovinocultura com demonstração de manejo desses pequenos animais.

Amanhã é o terceiro e último dia. O portão da Embrapa estará aberto aos visitantes a partir das 8 horas com os Roteiros Tecnológicos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta nos horários de 8, 9,10 e 11 horas; de Integração Lavoura-Pecuária de 8, 9, e 10 horas; de Novas Cultivares Forrageiras às 8 e 9 horas; de Boas Práticas Agropecuárias, Pecuária de Precisão e Sanidade de 8, 9 e 10 horas; e Ovinocultura às 8 e 9 horas.

A partir das 13 horas, desta sexta-feira, os Roteiros funcionarão para Manejo de Pastagens, Nutrição e Reprodução Animal e Leite às 13, 14 e 15 horas e Melhoramento Animal, 13 e 14 horas. As clínicas tecnológicas e oficinas funcionarão pela manhã e à tarde. Os detalhes de horários podem ser conhecidos no Catálogo de Tecnologias 2014 da Dinapec no endereço eletrônico: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/dinapec2014

Redação: Eliana Cezar (DRT 15.410/SP)
Jornalista Embrapa

Foto (Luiz Leal): Kit Embrapa de Ordenha Manual (Embrapa Gado de Leite-MG)


--
Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO
Embrapa Gado de Corte
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Campo Grande/MS

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog