AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, outubro 26, 2005

Seminário Alerta à Nação vai mostrar, por meio de fatos reais, as conseqüências da crise de renda no setor agrícola

Também será realizada a mais completa análise macro e microeconômica da agricultura em 2005

Em meio ao conjunto de informações técnicas sobre o setor agrícola em 2005 que será apresentado amanhã, no seminário Alerta à Nação, (Auditório Petrônio Portela – Senado Federal – das 9h às 13h) os congressistas vão apresentar uma vídeo produzido no Mato Grosso do Sul que retrata a história de produtores rurais afetados por diversidades e que provocaram a crise de renda no setor e o desemprego que assola os municípios de base agrícola.
A proposta das Comissões de Agricultura da Câmara e do Senado, com a participação do Fórum Nacional dos Secretário Estaduais de Agricultura, CNA e OCB, será a de mostrar a realidade vivida pelo setor neste ano e as conseqüências econômicas e sociais para o Brasil.
Dados recentes mostram que o agronegócio é o principal setor de sustentação da balança comercial brasileira, entretanto, paulatinamente, vem perdendo renda e recursos. Em 2005, a parte dos recursos a juros controlados liberados pelo governo não ultrapassou a 35% de todo o volume necessário para a produção agropecuária. Além disso, os altos custos de produção e a concorrência externa ao produto nacional, agravaram a perda de receita.

Uma análise macroeconômica e setorial no mesmo encontro
O deputado Federal Delfin Neto e o chefe do departamento Econômico da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, apresentarão uma análise macroeconômica da agricultura brasileira, observando, sob os aspectos econômicos, a importância, o crescimento e o futuro do agronegócio no contexto da globalização.
Por seu lado, os setores mais importantes do agronegócio, como grãos (soja, milho, trigo, arroz), pecuária de leite, de corte, algodão e outros, serão analisados por representantes das respectivas cadeias, sob a óptica da produção, mercado, comercialização, resultados, dificuldades e vantagens.
Por fim, ao avaliar as conjuntura de crise, que se repete ciclicamente, os parlamentares Ronaldo Caiado (PFL/GO), senador Sérgio Guerra (PLF/GO) e Xico Graziano (PMDB/SP) apresentarão a proposta da Criação de uma Agência reguladora do Agronegócio. Já é consenso que é preciso buscar alternativas que contribuam para a redução das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia da produção agrícola.

Acompanhe a programação completa:

09h00 - Abertura
Deputado Federal Ronaldo Caiado, presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados; Senador Sérgio Guerra, presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal; Duarte Nogueira, presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Agricultura.
Estarão presentes os presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Aldo Rebelo e do Senado Federal, Senador Renan Calheiros.
Apresentação do Vídeo Crise na Agricultura (11')
9h40 às 11h30 – Palestras técnicas
A crise na Agricultura e seus reflexos em setores específicos:
Pecuária de Leite – Dr. Rodrigo Alvim (CNA)
Pecuária de Corte – Dr. Antenor Nogueira (CNA)
Soja e Milho na Região Sul -
Trigo na Região Sul – Jefrey Kleine Albers (Paraná)
Arroz na Região Sul -
Algodão – João Luiz Pessa (Abrapa)
Soja e milho no Centro-Oeste – Fernando Pimentel
11h00 às 11h30 - Palestra macroeconômica
Uma visão macroeconômica da crise na Agricultura.
Deputado Federal Delfin Neto e Getúlio Pernambuco, chefe do Depto Ecônomico da CNA.
11h30 às 12h00 - As dimensões da crise nas principais regiões produtoras
Depoimentos de lideranças regionais
12h00 às 12h30 - Apresentação da Proposta de Agência Reguladora do Agronegócio
Deputado Federal Xico Graziano
Debatedores: Deputado Federal Odacir Zonta, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo e Deputado Federal Dilceu Sperafico, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura.
12h30 às 13h - Debates e conclusões.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog