AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, julho 29, 2004

FESTIVAL DO CAVALO ÁRABE ESQUENTA O INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

Evento atraiu mais de cinco mil visitantes que foram assistir as competições e curtir o lazer do local

As baixas temperaturas registradas durante a última semana na cidade de Campos do Jordão, interior de São Paulo, não inibiram o público em geral de comparecer ao Centro de Lazer Tarundú para acompanhar de perto o Festival de Inverno do Cavalo Árabe. Realizado de 21 a 25 de julho pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o evento recebeu mais de cinco mil visitantes que foram acompanhar as competições e exposições da raça e, também, aproveitar todas as atividades de lazer oferecidas pelo Tarundú, como escalada, arborismo, tirolesa, patinação no gelo, mini golf e escalada. Um passeio a Cavalo Árabe gratuito, oferecido pelo Haras Vanguarda, foi a grande atração para as crianças que desfilaram, com orgulho, em um puro sangue.
Apesar da garoa que caia na quarta-feira, 21, cerca de quinze cavaleiros participaram de uma cavalgada de 15 km em trilha, do Centro de Lazer Tarundú até ao Haras e Centro Hípico Polana. Já na quinta-feira, 22, ocorreu a Copa Polana de Salto, com a participação de cerca de 120 conjuntos. Dois cavalos puros sangue árabe conquistaram o primeiro lugar: na série 0,60 metros, venceu Nillo RT, montado por Ricardo R. Assef; e na série 0,80 metros o ganhador foi Ravel FLT, montado por Fillippo Ferrantelli.
Durante toda a sexta-feira e o sábado aconteceram as provas de performance e halter, ficando para o domingo as grandes finais. Delas participaram cerca de 300 animais de criadores de diversos estados, que foram avaliados pelos juizes brasileiros Antonio Afonso A. Filho e Newton Lins Filho e pela juíza norte-americana Jackie Johnston.
Eksport, filho de Europejczyk e de Esparceta, foi o Campeão Cavalo, exposto por Jamil Saliba, do Haras Ilha da Chapada, de Boa Esperança, Minas Gerais. Já no Campeonato Égua saiu vencedora Khyara Hec, do criador e expositor Florisvaldo de Carvalho, do Haras Estância Califórnia, de Tatuí São Paulo. No Campeonato Potro venceu Mister Style JM, filho de Style SRA e de Jaklanna JM, do criador e expositor José Alves Filho, do Haras JM, de Monte Mor, São Paulo. O título de Campeã Potranca ficou para Radisha Van Ryad, filha de Ryad El Jamaal e de He Prima Donna, exposta pelo Haras Sahara, de Belo Horizonte, Minas Gerais, de Salim Mattar. No Campeonato Junior Fêmea venceu Naomi NY, filha de Quartz NY e de Desiree HBR, do Haras Namahê, de Quatis, Rio de Janeiro, de Cláudio Hirsch. O Campeão Junior Macho foi Napoli Di Style JM, filho de *Style SRA e de Van Alija, também do Haras JM.
Para o presidente da ABCCA, Luciano Cury, o Festival deste ano superou o de 2003, principalmente em número de famílias, que passaram dias agradáveis no novo ponto de encontro e badalação de Campos do Jordão. "Desta vez, oferecemos diversão não só para os amantes do Cavalo Árabe, como também para as crianças e jovens que puderam acompanhar as apresentações dos animais em pista e ainda desfrutarem das atividades de lazer do local", declarou.

Otávio Mesquita: o mais novo criador de Árabe
O apresentador Otávio Mesquita fez do Centro de Lazer Tarundú o palco de seu programa A Noite é uma Criança e foi conferir de perto as apresentações dos cavalos árabes em pista. Convidado para entregar um prêmio, Otávio se apaixonou pela beleza da raça e acabou ganhando do criador e diretor de Marketing da Som Livre, Fábio Cecotto Vargas, do Haras Luna D’Oro um puro sangue. O cavalo presenteado é o Incitation D'Oro, filho de Malcoln Lud e Etienne HRO e neto do garanhão Ali El Jadh, que por sua vez é neto do lendário Ali Jammal. O animal foi o terceiro colocado na categoria de 12 a 15 meses do Campeonato Júnior Macho. "Durante a minha carreira profissional já ganhei muitos presentes, mas este é o que mais me emocionou", falou o apresentador para o público. A seguir, abraçou e beijou seu "novo filho" e desfilou ao seu lado na pista, como um verdadeiro criador e seu cavalo campeão.

Os 40 anos da ABCCA
Integrando as comemorações dos 40 anos completados, este ano, pela Associação dos Criadores do Cavalo Árabe, foi realizado, na noite de sexta-feira, no salão do Hotel São Cristóvão, um jantar de confraternização, assinado pela banqueteira Tatá Cury.
Na ocasião, foram leiloadas, em três parcelas, coberturas dos campeões Padron´s Psyche, Magnum Psyche e Ryad El Jammal, doadas para a ABCCA, respectivamente, por seus criadores Robert e Dixie Taylor, do North Arabians; Fernando Santibañes, do Haras El Mayed; e Fábio Diniz de Ávila, do Haras Vanguarda. Bastante disputadas, as três coberturas foram arrematadas por R$ 69 mil. A Associação também recebeu do artista plástico Auri, especializado em esculpir cavalos árabes em madeira, duas esculturas de animais empinados. As peças foram leiloadas e arrematadas por R$ 30 mil.
A noite se transformou numa grande balada, comandada pelo cantor Tony Gordon e pelo DJ Danilo Zolli, contagiando todo o público presente, de todas as idades. "O Cavalo Árabe foi a grande atração desta temporada e aqueceu o espírito familiar nos dias de inverno em Campos do Jordão", concluiu Cury.


QUALITTÁ COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Fone / Fax: (11) 5506-1560
Elizabeth Sanchez MTB 12.274 - cel: (11) 9931-9551
qualitta@qualittaonline.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog