AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, junho 01, 2004

Inaugurada a primeira corretora especializada em seguro agrícola do País

Foi inaugurada a primeira corretora especializada em seguro agrícola do Brasil. É a Navv Insurance, com escritórios no Rio de Janeiro e em Brasília. Operando com as maiores seguradoras do mundo, a Navv vai proporcionar para o produtor toda a tranqüilidade que o seguro agrícola pode oferecer, a baixo custo. Isto porque a empresa pode trazer seguros novos, de fora do País, para atender a demandas de produtores, como seguro contra queda do preço do grão em Bolsa de Valores, por exemplo. Até agora, não há nenhuma corretora no Brasil que trabalhe com esse tipo de cobertura. Isso é possível graças a uma parceria com o Lloyds Insurance, sindicato inglês que reúne as 30 maiores empresas de seguro do mundo. "Vamos trazer soluções para o produtor brasileiro, de acordo com suas necessidades", afirma Francisco Netto, diretor da Navv Insurance. "A idéia de importar experiências de sucesso no mercado internacional para o País vem da necessidade de sintonizar o mercado segurador (Instituto de Resseguros do Brasil, IRB, Superintendência de Seguros Privados, SUSEP, e companhias seguradoras) com o mercado agrícola brasileiro, viabilizando soluções para problemas antigos que entravam o desenvolvimento agrícola", completa. Segundo ele, a implantação de sistemas de seguro agrícola no Brasil vai estimular a difusão de tecnologia no campo, pois a própria seguradora vai orientar o agricultor sobre qual a melhor cultura e o manejo mais adequado para aumentar as chances de uma boa safra.
Outros setores beneficiados serão os de financiamento e de fornecimento de insumos, pois haverá uma redução no índice de inadimplência por parte dos produtores. O mercado segurador passa a viabilizar uma garantia real no processo de produção e crescimento do mercado agrícola brasileiro. A implantação deste processo poderá evitar a perda de propriedades rurais que eram dadas como garantia, quando não havia a segurança oferecida por boas coberturas de seguro agrícola.
Por falta de uma cultura do seguro entre os produtores e falta de interesse pelo mercado entre as seguradoras, o seguro agrícola no País ainda não foi plenamente desenvolvido, apesar de trazer benefícios para o meio ambiente e incentivar a produção agrícola nacional. As modalidades de seguro geralmente disponíveis oferecem uma cobertura limitada: apenas as despesas de custeio do plantio, deixando de fora o lucro, o gasto com o replantio e o pagamento dos agentes financiadores agrícolas. Isso explica porque apenas 2% dos agricultores brasileiros fazem seguro, ao contrário dos mais de 90% dos produtores americanos, que podem contar com uma ampla proteção de qualquer cultura.
Com as novas companhias seguradoras trazidas pela Navv Insurance, o produtor tem a cobertura completa, desde o custeio do plantio, o lucro cessante e o replantio. Com isso, o agricultor não vai mais precisar perder sua propriedade pela execução de hipotecas, que serviram como garantira para seu financiamento. O seguro também paga aos bancos e também as Cédulas de Produto Rural (CPR’s) – títulos emitidos por agentes financiadores, lastreados pela propriedade do agricultor.
A Navv também faz análise de riscos para a securitização de lavouras. Assim, um corretor especializado aponta onde e qual tipo de seguro é mais adequado para o produtor. A corretora também trabalha com Seguro Ambiental, Animal, de Equipamentos Agrícolas, Colheita Garantida, Canavial Seguro, Seguro de Floresta, Seguro Multirisco Rural, Seguro Granizo, Seguro para garantia de CPR e o Taylor Made (feitos de acordo com a necessidade do produtor).

Pequenos produtores também podem se beneficiar com seguro
Já se foi o tempo em que a agricultura era encarada como um jogo de azar. Atualmente, com todo o desenvolvimento da tecnologia e da pesquisa agropecuária, os riscos são bem menores. Mas ainda assim, resta o perigo climático – impossível de ser eliminado na atividade – e que é o grande responsável pelas oscilações de produção safra após safra. Com o seguro agrícola, o produtor pode transferir para as seguradoras ao menos parte do risco climático, possibilitando, com isso, a utilização de insumos de forma mais adequada e incrementando a produção.
Os pequenos agricultores podem também ser beneficiados com o seguro. Para isso, basta que se organizem em cooperativas. Desta maneira, até produtores com menos de três anos de experiência podem ser beneficiados com a securitização. Assim, esses agricultores, os mais vulneráveis, também terão cobertura contra uma queda na receita em decorrência de baixas na produtividade, causadas por eventos climáticos ou pelos preços do mercado.

Elisângela Santos (Mtb 1500/RJ)
(21) 9375 6667
Navvi Ambiental Insurance
Francisco Neto - diretor
Tel: (21) 8707 5601/ (21) 3026 0869

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog