AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, junho 25, 2004

Cientistas pedem reforço em biotecnologia no país

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que reuniu na última quarta-feira no Senado especialistas para discutir a Lei de Biossegurança, chegou à conclusão de que as pesquisas em biotecnologia devem ser fortalecidas para melhorar e aumentar a produção de alimentos e reduzir o uso e custos com inseticidas. O grupo sugeriu também, que a regulamentação dessas pesquisas fique a cargo da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
Com essa audiência, a CAS, presidida pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), dá prosseguimento a uma série de debates em torno do projeto de Lei de Biossegurança (PLC 9/04), em tramitação no Senado, que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvem organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, além da permissão do uso de células-tronco e embrionárias para fins de tratamento de doenças atualmente sem cura.
No final da reunião, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) afirmou que o Congresso Nacional tem que aprovar com urgência o projeto que regulamenta a pesquisa e o uso de transgênicos, como forma de melhorar as condições de saúde da população e a preservação do meio ambiente. Já o senador Augusto Botelho (PDT-RR) lamentou que o Brasil esteja atrasado nas técnicas da engenharia genética, por motivos técnicos, burocráticos e até éticos. A seu ver, isso prejudicou o avanço da ciência brasileira no setor.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog