AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, maio 03, 2004

GENOMA DO CAFÉ : Conquista aplaudida

O Senado Federal inseriu voto de aplauso para os cientistas brasileiros que concluíram o seqüenciamento do genoma do café arábica, resultado de uma parceria entre a FAPESP e um consórcio formado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições de pesquisa.
O voto de aplauso foi requerido pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e inserido em ata da sessão de 22 de abril.
O gabinete do presidente do Senado Federal comunicou a homenagem e enviou uma cópia do requerimento do voto ao presidente da FAPESP, Carlos Vogt, assinado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Leia a seguir o texto do requerimento do senador Arthur Virgílio.

VOTO DE APLAUSO

"REQUERIMENTO Nº 464, DE 2004
Requer Voto de Aplauso à Embrapa e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, pelo trabalho de pesquisa executado pelas duas entidades para o seqüenciamento do genoma do Café Arábica.
Requeiro, nos termos do art. 222, do Regimento Interno, e ouvido o Plenário, que seja consignado nos Anais do Senado, Voto de Aplauso à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), pela obtenção do seqüenciamento do Café Arábica (Coffea Arábica), que é a espécie predominante no Brasil. A pesquisa, concluída com êxito, permitirá avanços na cafeicultura, com a melhoria da qualidade e da produtividade.
Requeiro, ademais, que o Voto de Aplauso proposto seja levado ao conhecimento das duas entidades e, por seu intermédio, aos pesquisadores que integraram o grupo de trabalho que resultou na obtenção do seqüenciamento do genoma do café.

Justificativa
A homenagem que ora formulo justifica-se diante do trabalho de pesquisa realizado pelas entidades mencionadas, responsáveis pelo projeto, tendo em vista, inclusive, a importância da cafeicultura como um dos principais pontos da agricultura brasileira.

Sala das Sessões, 22 de abril de 2004.

Senador ARTHUR VIRGÍLIO"


Fonte: Agência FAPESP

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog