AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, maio 03, 2004

Cavalo Árabe: eficiente também na Equoterapia

Depois de consagrar-se como a raça ideal para atividades de resistência e agilidade, nos esportes hípicos e na lida do com o gado, o cavalo árabe tem sido empregado, com grande sucesso, nos momentos em que a docilidade e o bom temperamento são essenciais. Na Equoterapia, por exemplo, especialistas garantem a eficiência dos cavalos puros sangues árabes nesse tipo de tratamento.
Utilizada como técnica psicoterapêutica com crianças e adultos especiais, a Equoterapia é uma atividade com eficácia comprovada. Trata-se de uma terapia interativa entre paciente/cavalo que contribui para a recuperação e para o tratamento de disfunções mentais, motoras e psicológicas. "Entre tantas atividades que o cavalo árabe tem êxito, essa é, sem dúvida, uma das que mais emocionam", aponta Luciano Cury, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).
A psicoterapeuta, especializada em Equoterapia, Maria Pesce Dias, diz que o cavalo árabe, mais do que aceitar e realizar plenamente as atividades das sessões, gosta de integrar a terapia. "É uma raça que ajuda o paciente e o psicólogo", relata. Dias afirma que já utilizou diversos cavalos de sangue árabe em seu trabalho e que o sucesso depende, apenas, do manejo do cavalo. "Basta que o animal vivencie as situações da terapia, sendo adestrado para que não sinta medo", ensina.
O Núcleo Educacional e Terapêutico Vida em Movimento, localizado em Paulínia, interior de São Paulo, é outro exemplo do uso eficaz da raça, junto a crianças e adultos especiais. Lá, o puro sangue árabe Wini é utilizado para as atividades de Equoterapia junto a 35 pacientes.
Com 12 anos de idade, Wini tem folga de um dia, para cada dois de trabalho. Habituado às provas de Enduro Eqüestre, em apenas duas semanas ele foi acostumado a interagir com as brincadeiras com chocalhos, exercícios físicos, arremessos de bola e argolas que fazem parte das sessões.
"Wini até fecha os olhos ao receber o carinho dos pacientes", conta a fisioterapeuta Sabrina Paula Morelli, coordenadora da Equoterapia do Núcleo Vida em Movimento. "O bom relacionamento entre os cavalos árabes que utilizo na terapia e os pacientes, é impressionante", completou a especialista Pesce Dias.

QUALITTÁ Comunicação Empresarial
Fone / Fax: (11) 5506-1560
Elizabeth Sanchez MTB 12.274 - cel: (11) 9931-9551
Virgínia Gaia - cel: (11) 9970-2260
qualitta@qualittaonline.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog