AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, maio 17, 2004

EMBRAPA : Ciência para a Vida traz novidades

De 18 a 23 de maio, as novidades geradas pela pesquisa serão apresentadas na IV Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, uma promoção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e sua vinculada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Qualidade ambiental, informática para agropecuária, produção de grãos, frutas e hortaliças, biotecnologia, recursos genéticos e agricultura familiar são alguns dos segmentos contemplados na Exposição. Além da mostra e lançamento de tecnologias, fazem parte da programação do evento cursos em cozinhas experimentais, debates e rodadas de negócios organizadas em parceria com o Sebrae.
"É uma oportunidade única para que a sociedade confira os resultados que a pesquisa agropecuária traz para a economia do país, para a melhoria da qualidade dos alimentos e para o dia-a-dia do cidadão", afirma o diretor-presidente da Embrapa, Clayton Campanhola. "É importante que se forme, cada vez mais, a consciência de que investir na pesquisa é a melhor alternativa para o país continuar enfrentando a competição acirrada dos mercados e das economias, para garantir a segurança alimentar e diminuir as desiguais condições econômicas e sociais da sua população", conclui.
O evento reúne as 40 Unidades da Embrapa e empresas parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. O ambiente favorece o intercâmbio entre as instituições, empresas e profissionais.

Fórum Ciência e Sociedade
Como parte da programação da Exposição Ciência para a Vida, ocorrerá o Fórum Ciência e Sociedade, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz. O Fórum, voltado para a comunidade escolar do ensino médio da rede pública, propõe a articulação entre instituições de pesquisa, de ensino e de cultura, com o objetivo de introduzir os jovens participantes nas atividades de produção e divulgação do conhecimento científico. Durante dois dias, pesquisadores, alunos e professores vão debater temas relacionados ao ambiente, à saúde e à qualidade de vida.

Vitrine de Tecnologias
Ao lado do pavilhão da Exposição, estará montada a Vitrine de Tecnologias. É a oitava edição da Vitrine. Desta vez estarão expostos exemplares da fauna e da flora do Nordeste e tecnologias para a agropecuária da Região. Ao todo, são 410 itens em exposição, entre variedades de plantas, espécies animais, máquinas e sistemas de produção, desenvolvidos pelos pesquisadores da Embrapa e dispostos em canteiros ornamentais espalhados pelos 30 mil metros quadrados de área. O desenho dos canteiros preenchidos com soja, milho, feijão, cevada, sorgo, ervilha, girassol, forragens e trigo sugerem símbolos da cultura nordestina, a exemplo do Lampião, do mandacaru, do cacto, do Farol da Barra e dos bonecos do carnaval pernambucano.
Um convênio entre a Embrapa e o Zoológico de Brasília permitiu a construção de um viveiro de animais silvestres, a ser percorrido pelos visitantes através de um túnel. Araras-vermelhas, gatos selvagens, serpentes e tracajás podem ser vistos nesse espaço.

Programação para escolas
O espaço da Vitrine de Tecnologias, do ponto de vista educativo, funciona como uma sala de aula a céu aberto para alunos do ensino fundamental, médio e superior, das rede pública e privada. A Vitrine vai estar aberta ao público durante todo o período da Exposição Ciência para a Vida e, depois, se estenderá até 30 de setembro. A Embrapa marca visitas monitoradas por técnicos da Empresa e por alunos da Universidade de Brasília (UnB), da União Pioneira de Integração Social (UPIS) e da Faculdade da Terra (FTB).

Cozinha Experimental
Serão oferecidos seis cursos de culinária em cada dia da Exposição Ciência para a Vida. Desidratação de frutas, pratos à base de carne ovina, culinária do amaranto e quinoa, alimentos enriquecidos para combate à desnutrição e processamento caseiro de doces em massa, em calda e de geléias serão alguns dos cursos oferecidos pela Embrapa e parceiros.


Serviço
IV Exposição Ciência para a Vida
18 a 23 de maio – das 10 às 22 horas - Sede da Embrapa
Parque Estação Ecológica – Final da Avenida W3 Norte – Final - Brasília (DF)

Inscrições para cursos de culinária: a partir de 10 de maio, de 9 às 16 horas, no hall da sede da Embrapa, mediante doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis. Informações: 448.4413

Vitrine de Tecnologias
Visitas agendadas durante os dias da Exposição: Telefone (61) 448-4227 e 448-4212.
Visitas após 23 de maio: Telefone (61) 448.4218 e 448.4040


Jornalista Marita Féres Cardillo – 2264 DF
Assessoria de Comunicação Social da Embrapa
Contatos: (61) 448.4039/448.4113 - marita@sede.embrapa.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog