AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

Febre Aftosa : Indústria garante estoques adequados à demanda do governo e registra vendas superiores a 18 milhões de doses em 2004

A indústria veterinária iniciou o mês de fevereiro com os estoques de vacinas contra febre aftosa em níveis adequados às perspectivas da demanda futura e à margem de segurança solicitada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os dados são da Central de Selagem de Vacinas (CSV), órgão constituído por meio de parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e o MAPA, e apontam para novo recorde na campanha de vacinação contra febre aftosa em 2004.
Apenas em janeiro, foram comercializadas 10,4 milhões de doses de vacinas contra aftosa, com destaque para o Rio Grande do Sul, que realiza a primeira fase da campanha oficial de vacinação no primeiro mês do ano e adquiriu 4,4 milhões de doses. Também foram comercializados 1,2 milhão de doses para Minas Gerais, 2,1 milhões para Mato Grosso do Sul e 1,9 milhão para Mato Grosso.
Nos dez primeiros dias de fevereiro, a comercialização de vacinas contra febre aftosa atingiu cerca de 8 milhões de doses, sendo 5,2 milhões para o RS; 1,3 milhão para o Mato Grosso e vendas menores para o Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Emílio Salani, presidente do Sindan, afirma que os números refletem o empenho e a preocupação do País em manter a sanidade do rebanho em níveis elevados, “principalmente nesse momento de tantos problemas sanitários, registrados nos Estados Unidos e nos países asiáticos”.
“O esforço conjunto de produtores, governo e iniciativa privada fortalece o Brasil no combate às doenças, principalmente a febre aftosa, enfermidade utilizada em algumas regiões do mundo como barreira sanitária para as exportações brasileiras de carne bovina. Mas estamos fazendo nosso dever de casa: os produtores estão empenhados na vacinação e, por sua vez, o governo determinou a sanidade como prioridade para 2004 e já liberou R$ 7,1 milhões para os programas de defesa animal e vegetal de 12 estados, com ênfase no controle da aftosa”, informa o presidente do Sindan.
“De nossa parte, trabalhamos com a Central de Selagem assegurando a rastreabilidade e qualidade das vacinas, além da manutenção de estoques adequados durante todos os meses, estabilidade de preços e apoio aos países de fronteira, como Bolívia e Paraguai”, completa Emílio Salani.

Texto Assessoria de Comunicações: telefone (11) 3675-1818
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog