AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, junho 07, 2019

Agropecuária: sistema melhora renda e sustentabilidade ambiental


Seminário Nordeste - Inovações na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta acontece nos dias 13 e 14 de junho, durante o Pec Nordeste

O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) ajuda os produtores rurais a aumentar a renda, preservar a biodiversidade, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, dentre outros benefícios. Produtores, técnicos e demais interessados poderão conhecer as vantagens e as inovações do sistema ILPF para a região Nordeste nos próximos dias 13 e 14 de junho durante o Seminário Nordeste - Inovações na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://www.sympla.com.br/seminario-nordeste-inovacoes-na-integracao-lavoura-pecuaria-floresta__527539. O evento integra a programação técnico-científica do PEC Nordeste e é realizado pela Embrapa e a Rede ILPF, em parceria com a Federação da Agropecuária do Estado do Ceará.
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades. O sistema busca otimizar o uso da terra e tem como resultados a elevação dos patamares de produtividade, diversificação da produção, produtos de melhor qualidade e aumento na renda do campo.
A estratégia tem sido adotada em todo o Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sul. Hoje, no Brasil, aproximadamente 1,6 a 2 milhões de hectares utilizam os diferentes formatos de ILPF e a estimativa é de que, para os próximos 20 anos, possa ser adotada em mais de 20 milhões de hectares.  O Nordeste conta com 1,3 milhão de hectares implantados. No Ceará, são pouco mais de 40 mil hectares.
O pesquisador da Embrapa João Pratagil Pereira de Araújo, coordenador do Seminário Nordeste - Inovações na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, explica que o sistema melhora a renda no campo porque promove uma maior eficiência no uso de fertilizantes, menor demanda por agroquímicos, quebra no ciclo de pragas e doenças e de plantas daninhas. Segundo ele, além de efeitos positivos sobre a renda do produtor rural, somam-se benefícios mais amplos à sociedade, pelo aumento da oferta de alimentos, fibras e energia e favorecimento para a consolidação de um ambiente macroeconômico mais estável. 
Programação: Nos dias 13 e 14, pesquisadores e especialistas apresentarão os resultados concretos obtidos pelas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) de ILPF a um público de técnicos, extensionistas, produtores rurais, empresas, associações, ONGs e órgãos governamentais. No dia 15 (sábado) será realizada uma visita técnica à fazenda Grangeiro, em Paracuru (CE), onde os participantes do seminário conhecerão uma experiência de integração lavoura-pecuária (ILP) que une a produção de coco à criação de bovinos leiteiros. A participação no seminário é gratuita, mas o acesso à visita é limitado aos primeiros 40 inscritos.


Verônica Freire (Jornalista - MTb 01125/JP)


Verônica Freire, Jornalista
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Agroindústria Tropical
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Fortaleza/CE

www.embrapa.br/agroindustria-tropical | twitter.com/embrapa
Confira também: www.facebook.com/agrosustentavel

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog