AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, agosto 30, 2017

EMBRAPA: Balança de passagem à mostra na Expointer



Após o lançamento na Agrishow em Ribeirão Preto (SP), a Balança de Passagem (Balpass), uma parceria Embrapa, Coimma e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), chega para ser apresentada ao público em Esteio (RS) durante a 40ª edição da Expointer. A tecnologia é uma ferramenta de pesar animais, que torna a gestão da propriedade mais eficiente.

Ao desenvolver a tecnologia, os pesquisadores tinham o intuito de criar um dispositivo no qual o produtor acompanhasse a evolução de peso do animal, individualmente e, assim, tivesse um banco de dados com informações valiosas capazes de colaborar na tomada de decisão. "E sim, a balança oferece exatamente o valor exato do 'saldo bancário' do produtor. Assim, ele gerencia o seu negócio, como os gastos com vacinação, maquinário, alimentação, logística e outros itens, da melhor forma possível", confirma o analista de Tecnologia da Informação (TI), Quintino Izidio, que estará na feira em atendimento ao público. 

Pesquisador da Embrapa e médico-veterinário, Pedro Paulo Pires complementa que para a transmissão de dados, do campo ao escritório da propriedade, a rede de internet não é necessária. Ele detalha ainda que a tecnologia é composta por balança, leitor de transponder, módulo de transmissão por rádio frequência e gerador solar de energia. 

A Balpass pode ser instalada na pastagem em local estratégico de acesso ao bebedouro, cochos ou praças de alimentação, onde obrigatoriamente os animais transitem. Para que funcione adequadamente, os bovinos são identificados eletronicamente, por brincos (chips), por exemplo. 

Além de a apresentação da Balpass na Expointer, Izidio mostrará, em palestra no Espaço Pecuária de Precisão, os estudos em andamento da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) na área. Entre eles, ele menciona a previsão de parto e cio, o georreferenciamento do comportamento animal e os sensores de comportamento. 

O analista reforça que hoje a margem de lucro na pecuária está menor e "toda e qualquer economia traz resultados positivos. Por exemplo, em um rebanho de 500 animais, ao redor de 10% não é eficiente em ganho de peso, com a balança de passagem, em pouco tempo você identifica quais animais não estão com o gráfico de ganho de peso e toma a decisão adequada. A precisão chegou para economizar e agilizar a atividade rural". 
  
Redação: Eliana Cezar (MTb 15.410/SP) e Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS), jornalistas Embrapa


--

Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO
Embrapa Gado de Corte
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Campo Grande/MS

gado-de-corte.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 67 3368-2142 / 2144 / 2203
www.embrapa.br | twitter.com/embrapa | twitter.com/GadodeCorte
www.facebook.com/agrosustentavel | www.facebook.com/gadodecorte

_______________________________________________
cnpgc.imprensa-l site list
cnpgc.imprensa-l@embrapa.br
http://servlistas.sede.embrapa.br/mailman/listinfo/cnpgc.imprensa-l
_______________________________________________
cnpgc.impressobr-l site list
cnpgc.impressobr-l@embrapa.br
http://servlistas.sede.embrapa.br/mailman/listinfo/cnpgc.impressobr-l

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog