A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT

A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT
AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online
Ofereci meus ombros. Como escada ele subiu. Abri o caminho para ele passar. Na hora da porrada a cara era a minha. Fui seu irmão seu amigo e companheiro... Um dia encontrou comigo. Me deu um beijo. Virou as costas e partiu. Lembrei de Jesus e as 30 moedas"
Poema do mensaleiro João Paulo Cunha que revela a mágoa em relação ao ex-presidente LULArápio.
"Anos atrás recebi do então governador de Brasília Cristovam Buarque o ‘premio manuel bonfim’, atribuído ao meu livro "Chatô, o rei do Brasil". Já pedi à Marília para localizar a placa de prata. Vou devolver. de golpista não quero nada. Nem prêmio".

Escritor Petralha Fernando Morais

“Que pena que nossos gênios estejam tão obtusos. E tão viciados no aparelhamento. O PT corrompeu mais do que a política, corrompeu a inteligência e o caráter. E aos poucos vão mostrando que a volta da Dilma por mais dois anos, com essa gente, vai embrutecer o País e seguir se apropriando do Estado. Pior que não tem juiz Moro para este tipo de roubo: da inteligência e do caráter. Ele não falou em devolver os dez mil que recebeu do prêmio. Na época eram dez mil dólares. Nem o que ele fazia no governo do Quercia".

Senador Cristovam Buarque

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, setembro 08, 2016

Fortaleza sedia V Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Vida

 Empresas mostrarão no evento como empregaram Avaliação de Ciclo de Vida para reduzir impactos ambientais

  
Avaliação de impactos socioambientais, ecodesign e rotulagem ambiental serão alguns dos temas discutidos durante o V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida - V CBGCV. O evento reunirá em Fortaleza (CE), entre os dias 19 e 22 de setembro, um público de 150 pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, além de estudantes, profissionais da administração pública e representantes de empresas como multinacionais químicas e petroquímicas, de software, indústria do vestuário e da construção civil.
A Gestão do Ciclo de Vida (GCV) avalia o desempenho socioambiental de produtos, considerando os processos de extração da matéria-prima, produção, consumo, reciclagem e descarte final do produto. A pesquisadora da Embrapa Cléa Brito de Figuerêdo, coordenadora do evento, explica que a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV – principal ferramenta utilizada na Gestão de Ciclo de Vida) é empregada por instituições interessadas na certificação ambiental de seus produtos para obtenção de selo ambiental (ISO 14025), selo de pegada de carbono (ABNT ISO 14067, 2015) e de pegada hídrica (ABNT ISO 14046).
 "A declaração ambiental de produto é requerida por inúmeras empresas multinacionais, inclusive do setor de alimentos, abrindo novos mercados para empresas nacionais interessadas em exportar seus produtos", explica.
Entre os palestrantes internacionais no congresso, estarão presentes Laure Patouillard, do Centro de Ciclo de Vida de Produtos, Processos e Serviços - CIRAIG (Montreal, Canadá); Miguel Brandão, professor associado em Ecologia Industrial e Avaliação de Ciclo de Vida em KTH (Estocolmo, Suécia) e Fausto Freire (Universidade de Coimbra, Portugal).
A plenária que discutirá ACV no meio empresarial contará com a participação de representantes das empresas Braskem, Votorantim e Renner. Já as plenárias sobre Políticas Públicas, Base de Dado Nacional de Inventários, e Rotulagem Ambiental contarão com representantes do Programa Nacional de Meio Ambiente (PNUMA), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e IBICT.
O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e tem como organizadores a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Empresas como Braskem, Basf, Oxiteno, ACV Brasil e Ecoinvent são patrocinadoras do evento, assim como a Capes e o Governo do Estado do Ceará. O congresso é uma ação da rede Embrapa de ACV, que conta com pesquisadores de todas as unidades descentralizadas e é liderada pela pesquisadora Marília Folegati, da Embrapa Meio Ambiente.


Saiba mais: A GCV é uma avaliação socioeconomômica e ambiental ampla que permite melhorar a gestão e reduzir impactos em toda cadeia de produção e consumo. Para isso,  uma das ferramentas mais empregadas é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), padronizada pela série de normas ABNT ISO 14040 (2009). A Avaliação de Ciclo de Vida é uma ferramenta utilizada para a redução de possíveis impactos ambientais já na etapa de desenvolvimento de inovações tecnológicas, tanto de produto como de processo.
O tema desta edição do V CBGCV é "Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos". Os organizadores buscam, com isso, ampliar o debate sobre aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no estudo de produtos brasileiros (em especial bioprodutos), rotulagem ambiental, construção de políticas públicas sustentáveis, e sobre a necessidade de adaptação e regionalização de métodos de Inventário de Ciclo de Vida (ICV) e de Avaliação de Impactos de Ciclo de Vida (AICV).


Serviço:
V Congresso Brasileiro de Gestão de Ciclo de Vida
19 a 22 de setembro
Local hotel Gran Mareiro, Praia do Futuro, Fortaleza
Informações: cnpat.vcbgcv@embrapa.br


Jornalista Verônica Freire (MTB CE01225JP)
(85) 33917116




Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog