AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, agosto 22, 2014

EMBRAPA: Sumário de Touros Nelore – Avanço na Pecuária Tropical


Artigo de Cleber Oliveira Soares

Chefe-geral da Embrapa Gado de Corte

Um dos grandes desafios da pesquisa e do desenvolvimento agropecuário é a celeridade em gerar e ofertar tecnologias, produtos, processos, serviços e conhecimentos aplicados às cadeias produtivas. Diretamente associada está a premente necessidade de constante atualização dos sistemas de produção, pelo uso de novos recursos tecnológicos gerados pela pesquisa. 

No cenário da produção de proteína de origem animal, o Brasil pecuário se consolidou graças ao clássico tripé: Alimentação – Saúde – Genética Animal, e, claro, às tecnologias associadas a ele.

Os Sumários de Raças são ferramentas fundamentais para a evolução genética e produtiva dos rebanhos. Esses deram, e continuam dando, suporte para o Brasil tornar-se e manter-se como um dos mais estratégicos celeiros de genética bovina avançada. Destaca-se, aqui, a raça Nelore, sustentáculo para produção de carne brasileira.

Nesse contexto, a Embrapa Gado de Corte disponibiliza à cadeia produtiva da carne, em geral, e em especial aos criadores e selecionadores da raça Nelore, a quarta edição do Sumário de Touros da Raça Nelore do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte - Geneplus. O sumário é fruto de um árduo, criterioso e preciso trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1966. Trabalho de altíssima qualidade, com participação de uma diversidade de atores-chaves: do produtor rural e do profissional técnico ao cientista em genética de instituições parceiras.

O primeiro estágio se dá a partir de um plano de trabalho, sob orientação do qual, os criadores participantes do Programa Geneplus-Embrapa coletam os preciosos dados de campo: genealogia e desempenho produtivo e reprodutivo dos animais. Em seguida, sobre estes, uma competente, experiente e dedicada equipe técnica constituída por pesquisadores e analistas se encarrega de aplicar as mais modernas técnicas e ferramentas de avaliação genética e gerenciamento de bases de dados. Desta forma, os dados de campo passam a produzir informações tecnológicas preciosas para a realização, de fato, do melhoramento genético, não apenas dos rebanhos dos criadores participantes do Programa, como de toda a raça Nelore, pela oportunidade do uso de biotécnicas reprodutivas de elevado impacto disponíveis atualmente.

A base de dados que suporta esta tecnologia inclui os dados de progênies nascidas no período de 1996 a 2014 que, depois de submetidos às devidas análises de consistência, totalizaram 1.681.162 animais com registros válidos, relacionados às diversas características. Estamos falando de uma população de 2.107.241 bovinos da raça Nelore. 

Esse estratégico ferramental oferta dados e informações cruciais ao produtor rural. Para grande número de características foram estimadas as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) diretas e maternas. Além disso, quatro diferentes Índices de Qualidade Genética são apresentados junto às tabelas classificatórias de touros, entre outros importantes resultados.

O Sumário Nelore celebra e torna efetiva a contribuição da Embrapa e do Programa Geneplus-Embrapa na busca de soluções tecnológicas avançadas e adequadas ao atual cenário do melhoramento genético da raça Nelore. Faz jus à importância estratégica dessa raça para a pecuária de corte brasileira e do mundo tropical.

Se o Brasil é o expoente em genética Nelore é porque vale a pena investir em ciência e tecnologia.

O que diria nos dias de hoje o monge austríaco Gregor Johann Mendel?


Informações com:
Kadijah Suleiman
Telefone: +55 (67) 3368-2203 
Embrapa Gado de Corte
Campo Grande/MS
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog