A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT

A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT
AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online
Ofereci meus ombros. Como escada ele subiu. Abri o caminho para ele passar. Na hora da porrada a cara era a minha. Fui seu irmão seu amigo e companheiro... Um dia encontrou comigo. Me deu um beijo. Virou as costas e partiu. Lembrei de Jesus e as 30 moedas"
Poema do mensaleiro João Paulo Cunha que revela a mágoa em relação ao ex-presidente LULArápio.
"Anos atrás recebi do então governador de Brasília Cristovam Buarque o ‘premio manuel bonfim’, atribuído ao meu livro "Chatô, o rei do Brasil". Já pedi à Marília para localizar a placa de prata. Vou devolver. de golpista não quero nada. Nem prêmio".

Escritor Petralha Fernando Morais

“Que pena que nossos gênios estejam tão obtusos. E tão viciados no aparelhamento. O PT corrompeu mais do que a política, corrompeu a inteligência e o caráter. E aos poucos vão mostrando que a volta da Dilma por mais dois anos, com essa gente, vai embrutecer o País e seguir se apropriando do Estado. Pior que não tem juiz Moro para este tipo de roubo: da inteligência e do caráter. Ele não falou em devolver os dez mil que recebeu do prêmio. Na época eram dez mil dólares. Nem o que ele fazia no governo do Quercia".

Senador Cristovam Buarque

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, julho 10, 2014

EMBRAPA: Tomando decisões sobre suplementação na seca com o Suplementa Certo




*Sergio Raposo de Medeiros é pesquisador de Nutrição Animal da Embrapa Gado de Corte





O aplicativo Suplementa Certo (SC), desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, visa auxiliar o pecuarista a avaliar o benefício/custo de alternativas de suplementação em seu rebanho no período da seca. Por meio de uma interface intuitiva, ele permite a comparação de produtos de suplementação à disposição do pecuarista em sistemas de suplementação de menor investimento, com uso de proteinados, ou de maior investimento, com uso de concentrados de semi-confinamento.

O SC pode ser instalado em qualquer aplicativo móvel (celular, tablet, etc.) que use o sistema operacional Android, utilizado em 85% dos celulares brasileiros. Para baixá-lo basta procurar o ícone da “Play Store”, selecionar “APPS”, e, usando o recurso pesquisar (“clicar” na lupa, no canto superior esquerdo), digitar “Suplementa Certo”. Basta “clicar” em cima do nome que a página dele abre. Neste ponto, é necessário apenas acionar o botão “Instalar” e seguir as instruções.

Para fazer uma primeira simulação, deve-se ter pelo menos um lote de animais e dois produtos, sendo dois proteinados ou um proteinado e um concentrado de semi-confinamento cadastrados. As informações de lote são o seu nome, o número de animais e o peso médio na data inicial da suplementação. No caso dos produtos: tipo (proteinado ou ração de semi), nome, consumo, ganho esperado, peso e preço do saco. Adicionalmente, é preciso a data inicial da suplementação, a duração em dias desta, o preço de venda no final da suplementação e a estimativa do rendimento de carcaça. Essas informações são necessárias, mesmo que o lote não esteja sendo vendido, pois foi a maneira de dar valor ao ganho de peso no período estudado. Os principais resultados são:

Margem da Suplementação: É a simples subtração do valor da “Receita” menos os “Total de Custos”, ou seja, é o valor bruto que sobra da suplementação.

Ponto de Equilíbrio (g/cabeças.dia): Esse valor representa o ganho de peso em que o valor da “Receita” seria igual ao “Total de Custos”, ou seja, é o mínimo ganho de peso que faz com que a suplementação não resulte em prejuízo.

Ganho por Real (R$) investido: Esse resultado já é explicado pelo próprio título. Outra informação muito importante fornecida pelo SC é o número mínimo de unidade de cocho necessários para o lote, considerando cada diferente opção de suplementação.

Vantagens

Facilidade de uso: Pode-se fazer uma simulação em pouco mais de um minuto, por exemplo, dentro da própria loja onde ele recebeu uma nova oferta de suplemento.

Aplicação direta dos resultados: O uso do aplicativo pode, efetivamente, direcionar o produtor a uma melhor escolha, seja a de maior margem ou, com a correta interpretação do “ponto de equilíbrio” e a informação do custo benefício, seja a mais segura e/ou com maior retorno econômico.

Flexibilidade: Além da comparação de produto a produto, pode-se comparar, por exemplo, aditivos. Para isso basta criar o produto com aditivo aumentando o desempenho, de acordo com o esperado, bem como o custo adicional por ter o aditivo.

Em adição a estas vantagens, um aspecto muito importante é que todos os dados de entrada são de responsabilidade do usuário. Com esta formatação, é forçoso que o usuário tenha que tomar posição, o que é positivo, não só pelo comprometimento que isso cria, mas porque isso aguça o produtor a ficar mais atento aos resultados que ele tenha simulado. No caso da situação em que alguém lhe oferece um produto novo, o ofertante fica responsável pela informação.


Kadijah Suleiman
Jornalista, MTb RJ 22729JP
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Gado de Corte
Campo Grande/MS
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Telefone: +55 (67) 3368-2203 
Embrapa no Facebook: www.facebook.com/agrosustentavel


Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog