AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, abril 21, 2014

PASADENA: Lula reuniu-se com executivos da Astra Oil, na Escandinávia, antes de comprar 50% da refinaria de Pasadena

Do Blog do Noblat

Cerveró não esclarece a compra de refinaria nos EUA

Gabriel Garcia

O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró entrou na audiência realizada, nesta quarta-feira (16), na Câmara como homem-bomba. Saiu aclamado por deputados do PT.

A oposição acreditava que haveria revelação sobre a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006. Apelou para o emocional do ex-diretor, mencionando a família dele que estava presente à audiência. Mesmo assim, Cerveró calou-se.

Cerveró não fez estrago algum à imagem do governo. Poupou a presidente Dilma Rousseff. Dilma presidia o Conselho de Administração da Petrobras quando a compra foi autorizada. Ela disse que apoiou a compra com base em parecer técnico falho. Quem foi o responsável pelo relatório? Cerveró.

Após o depoimento, aumenta a pressão para instalar a CPI da Petrobras. Os parlamentares da oposição dizem que o ex-diretor da estatal falta com a verdade. E falam que o discurso foi combinado com o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli.

“Na CPI, Cerveró não vai poder fugir das perguntas”, disse o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA).

O PT cumpre sua missão: blindou Dilma no caso da compra da refinaria, considerado um mau negócio pela presidente da Petrobras, Graça Foster, em audiência no Senado.

A única novidade é o fato de que, em setembro de 2007, Gabrielli levou o ex-presidente Lula para conversar com executivos da Astra Oil, em viagem à Escandinávia. Foi nesta ocasião em que se definiu a compra (ou a venda) de 50% da refinaria. Depois, Cerveró negou a participação de Lula.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog