AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, março 10, 2006

Rally da Safra antecipa diagnóstico sobre safra de grãos 2005/2006

Expedição percorrerá em março 25 mil quilômetros e avaliará 72 regiões agrícolas do país

O Rally da Safra, expedição que analisa as condições da safra brasileira de grãos 2005/2006, chega ampliado a sua terceira edição. Entre 14 e 31 de março, quatro equipes formadas por agrônomos e técnicos percorrerão, simultaneamente, os principais pólos de produção de grãos no País, somando 14 estados, num total de 25 mil quilômetros percorridos. A largada oficial acontecerá, em Brasília, no dia 14 de março.
Serão realizados dois tipos de levantamento de campo: um qualitativo e um quantitativo. Cada equipe cobrirá de três a cinco trajetos diferentes, ampliando a abrangência da coleta de dados sobre a produtividade das lavouras de soja e de milho. Essas culturas foram escolhidas por representarem 73% da safra brasileira de grãos. No total, serão realizadas avaliações de campo em 72 áreas agrícolas com informações de aproximadamente 1,5 mil amostras de campo.
De posse dos dados finais, os técnicos terão condições de apresentar um diagnóstico da safra brasileira de grãos, apontando as principais ocorrências relacionadas ao clima, à tecnologia empregada e às pragas e doenças que tenham afetado a produtividade das lavouras. Ainda no campo, serão levantadas as características locais do uso do plantio direto, o percentual do solo coberto com resíduos culturais e a identificação da cultura de cobertura usada na formação da palhada.
As equipes dedicarão até três dias de viagem para cada pólo selecionado e se reunirão com produtores locais em 25 cafés da manhã e 20 palestras noturnas. Nestes encontros serão levantados os aspectos qualitativos referentes à comercialização, transporte e armazenamento da safra.
Serão visitados os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul pela Equipe Sul. Já a Equipe Centro-Oeste percorrerá Goiás e Mato Grosso. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal serão visitados pela Equipe Sudeste. Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins estão na rota da Equipe Norte/Nordeste. As zonas produtoras nesses estados representam 99% e 95%, respectivamente, da produção nacional de soja e de milho.
A Agroconsult, empresa de consultoria em agronegócio que realiza o Rally da Safra, estima que a safra brasileira de grãos 2005/2006 será de até 119 milhões de toneladas, sendo 56 milhões de soja e 31 milhões de toneladas milho (primeira safra). Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally da Safra serão processados pela Agroconsult, apresentados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e entregues ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O Rally da Safra 2006 conta com o patrocínio da Kepler Weber, Dow AgroSciences, Bunge, New Holland e Banco do Brasil e o apoio da Toyota do Brasil, BM&F, Fundação Agrisus e Embrapa/MAPA.
O trabalho das quatro equipes e o roteiro completo da expedição poderá ser acompanhado pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente.



Assessoria de Imprensa – Saviezza
Telefone: (19) 3705-8714 - Fax:(19) 3705-8701
E-mail: anacarolina@saviezza.com.br
Internet: www.saviezza.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog