AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, janeiro 19, 2004

Mercado de alimentação animal prevê crescimento de 5% em 2004

Parcerias internacionais e com o Governo devem fortalecer o setor, que tem como meta produzir 42,6 milhões de toneladas neste ano

O Sindirações – Sindicato Nacional da Indústria da Alimentação Animal – anuncia que, em 2003, a produção global de ração balanceada para animais atingiu a marca de 40,8 milhões de toneladas, uma queda de cerca de 2,5% em relação ao ano anterior. Apesar da retração do mercado, o faturamento global do setor manteve-se na casa dos US$ 7 bilhões, representando quase 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Para 2004, as metas são ambiciosas: as indústrias projetam um crescimento de até 5%, retomando a série de resultados positivos dos últimos anos.
Para atingir este objetivo, a entidade está levando adiante uma série de providências. O Sindirações é o novo filiado da IFIF – International Feed Industry Federation, órgão oficialmente consultado pela FAO, fundo de alimentação e agricultura da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos de alimentação animal. O presidente do Sindirações, Mario Sergio Cutait, será um dos membros do board da instituição internacional.
Outra medida é a assinatura, com o Ministério da Agricultura, do acordo de aperfeiçoamento do programa SIPE2000. A última versão do software, que estará disponível ainda no primeiro semestre deste ano, possibilitará o registro de produtos e empresas do setor -- que atualmente demora semanas -- em minutos. O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal também acompanhará a reforma tributária, de maneira a minimizar o impacto dos impostos incidentes sobre os produtos, considerados insumos essenciais à produção de proteínas e alimentos para animais de estimação. “Estamos colocando nossa entidade a serviço do desenvolvimento do nosso setor, agindo de modo integrado e com visão de futuro”, diz Cutait.

Balanço de 2003
A retração na produção em 2003 interrompe um ciclo de crescimento continuado que se registrava há anos, particularmente desde 2000 (naquele ano a produção fora de 34,4 milhões toneladas, passando para 38,8 milhões em 2001 e 41,6 milhões em 2002). De acordo com o Sindirações, os fatores que mais contribuíram para a queda na produção foram a redução do poder aquisitivo do brasileiro e o desemprego. Mesmo o recorde nas exportações de carnes bovina, suína e de frango (cujas indústrias são grandes compradoras de ração) não compensou a baixa no consumo nacional.
Para 2004, a entidade prevê, ainda, que uma possível alta dos preços da soja e do milho (que compõem 80% da ração animal) possa refletir-se nos preços para o consumidor final das carnes de frango e porco (já que a ração representa 70% do preço final da carne). “Os custos serão repassados ao consumidor final. Assim, dependemos do aumento do poder aquisitivo do brasileiro para atingirmos nossas metas”, alerta Mario Sergio Cutait.

Sobre o Sindirações
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações – é o principal fórum de discussão de todos os temas relacionados à alimentação animal, além de ser o porta-voz do setor. Sua missão é organizar, defender e desenvolver a Indústria Brasileira de Alimentação Animal. Entre os 125 associados, encontram-se fábricas de rações comerciais e pet food, indústrias de premix, produtores de suplementos minerais, fabricantes nacionais e multinacionais de ingredientes e matérias primas, traders, agroindústrias, granjas, etc.
O Sindirações, portanto, é um importante agente institucional de uma parte da economia que movimenta em torno de US$ 7 bilhões anuais, ou cerca de 1,5% do PIB. O segmento ainda gera 62 mil empregos no País, diretos e indiretos. Sob o guarda-chuva do Sindirações estão a ANFAL-PET (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação, presidida por Antônio Miranda), a ASBRAM (Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais, presidida por Mário Real) e a ANDIF (Associação Nacional para Difusão de Fontes de Fósforo na Alimentação Animal, presidida por Guido Gatta).


Entre os principais serviços prestados aos associados, em 2003, estiveram:
- Perfil estatístico do setor.
- Representação junto ao governo.
- Boas Práticas de Fabricação
- Participação nas reuniões do Codex Alimentarius, na Dinamarca
- Lançamento da primeira versão do SIPE2000
- Pesquisa de salários
- Negociação trabalhista
- Posicionamento técnico
- Proposta de regulamentação do setor junto ao MAPA
- Informações de crédito
- Padronização dos métodos analíticos
- Representação junto às Federações das Indústrias Estaduais
- Assessoria de imprensa e comunicação via Linhas e Laudas Comunicação
- Informativo eletrônico “SindiEmAção”
- Apoio a eventos
- Banco de currículos
- Serviços de apoio para importação e exportação


Para mais informações:

Linhas&Laudas Comunicação
11 3801.1277
Ederaldo Kosa – ekosa@linhaselaudas.com.br
21 2552.5674
Rogério Jordão – rogeriojordao@linhaselaudas.com.br

Sindirações
11 3031.3933
Bernardo Ramos – imprensa@sindiracoes.com.br
- bernardo@linhaselaudas.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog