AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, outubro 03, 2016

SBSBL debate ferramentas da genética molecular para melhorar a produtividade de 08 a 10 de novembro






O VI Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite reúne o setor em Chapecó de 08 a 10 de novembro 

Aumentar a produtividade na pecuária de leite é um dos maiores objetivos do melhoramento genético animal nos países com rebanho em crescimento e produção em expasão. Por isso o tema "Uso da genômica como ferramenta para melhoramento genético" será apresentada pelo palestrante Dr. Ricardo Ventura , Zootec., Ph.D.,Universidade de Guelph/CA, Empresa Bio/CA e debatido durante o VI edição do evento que reunirá especialistas da cadeia leiteira do Brasil e exterior, com lançamentos, negócio, workshops e muito networking. Paralelo à programação científica ocorre a Milk Fair – feira de tecnologia para a produção leiteira. Entre os participantes o SBSBL reúne médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos das indústrias e cooperativas da Região Sul. O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas - Nucleovet realiza o evento técnico entre os dias 08 e 10 de novembro, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó – SC. 

O tema foi escolhido porque há tempos se fala que a produtividade leiteira nacional pode ser melhorada se os aspectos dentro e fora da porteira da fazenda forem aperfeiçoados, utilizando tecnologia já experimentada em países que tem alta produtividades, como já acontece em regiões brasileiras. E a influência na definição do genética usada, especialmente em relação à qualidade e à sazonalidade com que o leite é fornecido, tem estado no foco de pesquisa. Discussões que envolvem não apenas genética apropriada para um determinado sistema de produção leiteira, mas avaliando também o seu impacto sobre a indústria processadora, o mercado consumidor, lucro do produtor, entre outros fatores determinantes vão nortear as discuções durante o VI Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite.Entre as empresas confirmadas estão Ibersan, Cargill, GRASP, Zinpro, YES, MTS e outras empresas do segmento. 

Genômica 

Especialistas afirmam e os produtores já confirmaram que a utilização de tecnologia como a genômica ou técnicas moleculares e convencionais pode garantir melhores resultados em menor tempo na pecuária leiteira. Com base nas informações genéticas obtidas com a genotipagem dos touros, os produtores poderão selecionar os reprodutores doadores de sêmen e planejar os acasalamentos dos seus animais de acordo com seus interesses, com maior agilidade e confiança. 

Luis Carlos Peruzzo, presidente no Nucleovet destaca, "O Nucleovet em conjunto com a cadeia produtiva de aves e suínos construiu uma sólida tradição em torno dos encontros técnicos, discutindo temas e apresentando tecnologias de interesse do setor, ao longo do tempo contribuiu efetivamente com a formação continuada e acesso às mais avançadas pesquisas e qualificados pesquisadores. O resultado desse modelo de trabalho junto com as agroindústrias, instituições de pesquisa e Universidades é o avançado nivel de tecnificação que a avicultura, e no mesmo caminho a suinocultura, alcançaram. Inovando, nesse sentido o Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, adota o mesmo formato dos demais eventos, que já são sucesso." 

Programação 

A programação cientifica do Simpósio reunirá os principais temas que desafiam a cadeia da bovinocultura leiteira na atualidade como nutrição e manejo de pastagens, manejo Eficiente de Pastagens Tropicais para o Sul do Brasil, integração Lavoura/Pecuária e seus efeitos na sustentabilidade da Produção Leiteira, sistema SílviPastoril para o Sul do Brasil, impacto da Nutrição de Precisão na Eficiência e Rentabilidade da Propriedade Leiteira e uso de Óleos Essenciais na alimentação de Bovinos Leiteiros. Na sequência da programação debates sobre mercado vão abordar o panorama do Mercado Lácteo Brasileiro e Mundial, sanidade, produção e reprodução, estratégias para otimizar eficiência reprodutiva dos rebanhos leiteiros, instalações em Compost Barn – Desvendando Mitos e Atualizando Conceitos, principais afecções de casco, seus impactos e medidas de controle, impacto dos principais distúrbios metabólicos e estratégias para maximizar a produção e saúde na fase de transição, estresse Térmico: Impactos na Produção e Estratégias de Manejo e Nutricão para minimizá-lo, atualizações e Últimas tendências no controle e tratamento de mastites e sanidade Ruminal e sua Influência na Composição e Qualidade do Leite. 

Inscrições 

Profissionais e estudantes ligados ao setor podem inscrever-se com valores diferenciados. As inscrições podem ser feitas online clicando no site www.nucleovet.com.br , o investimento é de R$ 350,00 para profissionais e R$ 250,00 para estudantes. 


Panty Assessoria
Eliana Panty 
Email: panty@pantyassessoria.com.br


Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog