AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, maio 05, 2015

Merval Pereira: É preciso investigar os acordos internacionais patrocinados por Lula






O fato de a procuradora que investiga Lula ter dito que não há provas contra ele não quer dizer muita coisa porque é investigando que se chega a elas. E houve um motivo para abrir a investigação. O que se acusa o presidente é de fazer lobby para empreiteiras, para a Odebrecht principalmente, para ajudá-las a fazer obras no exterior. 

A questão é que o BNDES tem uma série de contratos com governos estrangeiros que são protegidos por sigilo e ninguém conhece as normas: por que foram feitos os empréstimos, se há garantias, quais os interesses brasileiros em determinadas obras. 

A Odebrecht é muito próxima a Lula, leva o ex-presidente para palestras internacionais, mas sempre com interesses específicos, sempre para países onde tem obras a serem realizadas.Se o empréstimo do BNDES for justificável, se a obra for do interesse do Brasil, a investigação acaba não dando em nada. Mas é preciso investigar o que há por trás desses acordos internacionais patrocinados pelo Lula, se há algum interesse direto do Lula, ou do PT. 

O Brasil não teve nenhum ganho com o porto de Mariel, em Cuba. Quem vai operá-lo é uma empresa de Cingapura; só quem ganhou foi a Odebrecht. O resto não tem nenhum interesse para o Brasil. Por que o governo brasileiro vai financiar uma empreiteira para fazer obras no exterior, quando aqui tem tanta obra para fazer. O sigilo desses contratos é estranho.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog