AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, setembro 19, 2005

Conflito entre atividade agropecuária e meio ambiente no Pantanal será discutido amanhã na Câmara dos Deputados

A revitalização do rio Taquari, afluente do rio Paraguai localizado na bacia do alto Paraguai, no Pantanal, será tema da audiência pública da Comissão de Agricultura, amanhã (20), na Câmara dos Deputados. O desmatamento e mau uso do solo causado pela expansão da atividade agropecuária nas áreas de nascente, desde a decada de 70, está acentuando os processos erosivos, obstruindo o afluente do rio Paraguai. Como consequência o rio Taquari está transbordando e perdendo a navegabilidade alagando antigas áreas secas. O uso indiscriminado de pesticidas também apresenta risco de contaminação de toda a bacia do Pantanal, pois foi constatado a presença de princípios ativos no local.
Por essa razão o deputado Vander Louber (PT/MS) solicitou a realização da audiência. “Considero importante que a Comissão discuta problemas dessa região e as possíveis soluções para que o desenvolvimento local se dê de forma sutentável”, afirmou Loubert.
Esse processo está alterando a pecuária bovina de corte, principal atividade ecônomica da região inundando as áreas secas, inviabilizando a pastagem extensiva, substituíndo o cerrado por vegetação de campos alagados e reduzindo alguns estoques pesqueiros.
A audiência também irá tratar das multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Está confirmada a presença dos seguintes convidados:

Dr. Helinton José Rocha - Diretor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento;

Dr. Paulo Guilherme Francisco Cabral - Coordenador Geral do Programa Pantanal do M inistério do Meio Ambiente ;

Dr. Arty Coelho de Sousa Fleck - Coordenador-Geral de Fiscalização do IBAMA;

Dr. Sérgio Luiz Morelli - Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente do Estado de M ato Grosso do S ul ;

Dra. Emiko Kaokamide Resende - Chefe-Geral da Embrapa Pantanal; e

Dr. Aristóteles Ferreira Junior - Diretor da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul .

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog