AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, janeiro 29, 2004

Pecuária Damha abate mais de mil novilhos superprecoces de 465 kg aos 14 meses

A Pecuária Damha (Pereira Barreto, SP) abateu em dezembro de 2003 um lote de 1.100 novilhos superprecoces, com idade média de 14 meses e peso de 465 kg, com rendimento de carcaça de 57,33%. Esses animais, das raças Red Angus x Nelore e Hereford x Nelore, resultam de trabalho conjunto da Pecuária Damha com a Damha Nutrição Animal, do mesmo grupo, responsável pela alimentação dos superprecoces.
"Obtivemos novilhos de 12 a 15 meses de idade, com excelente peso e percentual de carne na carcaça. Ou seja, conseguimos reduzir à metade o tempo normalmente gasto para preparar animais para o abate em condições de pasto e/ou acabamento em confinamento", informa Paulo César Luglio, gerente-geral da Pecuária Damha. Luglio e Ruy Padula, gerente comercial da Damha Nutrição Animal, foram os responsáveis pela estratégia alimentar dos animais. O engenheiro agrônomo Wander Santos Bottura, também da Pecuária Damha, coordenou as ações de manejo e avaliações genéticas do lote e o professor Iveraldo Dutra, da Unesp/Araçatuba (SP), definiu o programa sanitário do projeto.
Neste ano, um novo confinamento de animais superprecoces terá início nos meses de abril e maio com abate previsto para o mês de setembro. "Alcançamos ótimos resultados neste primeiro abate e para 2004 vamos melhorar ainda mais a qualidade dos animais", afirma Luglio.

Fim da recria
A produção de novilhos superprecoces requer uma série de cuidados do pecuarista. No caso da Pecuária Damha, o trabalho começa na base, com a escolha das matrizes Nelore que serão utilizadas no projeto. O acasalamento é por inseminação artificial, com sêmen de reprodutores de alta produtividade, peso e rendimento de carcaça. Atualmente, a Damha utiliza material genético de touros Red Angus e Braford.
As vacas prenhas são levadas para as melhores áreas de pastagem das fazendas da Damha no noroeste do Estado de São Paulo. É o caso da Bonança, em Pereira Barreto. Após as parições, que ocorrem normalmente entre julho e setembro, os bezerros são identificados individualmente com dois brincos (um eletrônico e outro visual) e terá todo o seu histórico registrado, sejam vacinações, pesagens, transporte, suplementação mineral etc.
A partir dos três meses de vida os bezerros passam para o creep-feeding, recebendo suplementação especial com elevados níveis de proteína, energia e minerais essenciais, fornecidos à base de 0,5 a 0,8% do peso vivo. "O objetivo é melhorar o desempenho dos animais nessa fase, quando o seu potencial de ganho de peso é alto e a vaca produz gradativamente menos leite", ressalta Paulo César Luglio.
A desmama dos animais superprecoces da Pecuária Damha ocorre entre 7 e 8 meses de idade. Nesse período, os bezerros estão com 230 a 240 kg. A partir daí, a alimentação é reforçada com capim tifton ou mombaça e 1 kg/cabeça/dia de concentrado rico em proteínas. Assim, explica Luglio, aos dez meses de idade os animais pesam em média 277,39 kg. A fase final de preparação é o confinamento. O lote permanece sob esse regime durante 122 dias, recebendo dieta diferenciada (70% de concentrado e 30% de volumoso) para atingir o máximo rendimento – ponderal médio de 1,6 kg/dia. "Assim, estão prontos para o abate com quase 500 kg e aos 14 meses de idade", explica o gerente-geral da Pecuária Damha.
Constantino Ajimasto Jr., diretor da Damha Nutrição Animal e presidente da Associação Brasileira do Novilho Precoce, afirma que uma das grandes vantagens da produção de novilhos superprecoces é a eliminação da fase de recria, proporcionando drástica redução no tempo necessário para terminar os animais. "Além disso, a carne resultante do superprecoce apresenta características superiores em termos de qualidade, com mais maciez, suculência e sabor, agradando o paladar dos mais exigentes consumidores, seja, do mercado doméstico ou do exterior", explica Ajimasto.


Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 3675-1818
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog